"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, todos vão entender que dinheiro não se come". ( VALDOMIRO MAICÁ)

domingo, 7 de novembro de 2010

HIDROPONIA - CULTIVO SEM SOLO

Foto: Nesvaldo Bento de Oliveira (Biólogo)

Frase de Nesvaldo na abertura do evento - Visita Técnica ao Hidropônicos Leverger (06/11) - municipio de Santo Antonio do Leverger/MT - " O mundo está crescendo e a demanda por alimentos será grande e ai tem um paradigma. Será que o mundo irá produzir alimento suficiente para esta população em crescimento? Se já temos muitos países onde a fome é um dos maiores desafios". (sic Nesvaldo).

O Objetivo: mostrar a potencialidade do cultivo hidropônico, como tecnologia que causam menores impactos ambientais e demonstrar a viabilidade econômica do uso da hidroponia na produção de olericolas.

Hidroponia es um sistema de cultivo que dispensa o solo e usa uma solução de água e nutrientes para fazer crescer as plantas. A hidroponia é bastante antiga, embora seu uso comercial seja recente no mundo e principalmente no Brasil. Essa técnica e bastante desenvolvida em países como: Japão, Holanda e Estados Unidos, porém entre nós esta técnica ainda está no começo.


É uma técnica que oferece múltiplas possibilidades de uso e maximização da produção de alimentos, principalmente hortaliças. A grande vantagem desta técnica deriva do fato de a produção prescindir de solo e clima. O cultivo hidropônico de planta minimiza os efeitos de clima e solo sobre a produção de hortaliças. Países com invernos rigorosos como: Estados Unidos, Holanda e outros países europeus conseguiram resolver os seus problemas de fornecimento de hortaliças à população através de cultivo hidropônico nesses períodos do ano.


O cultivo hidropônico é um trabalho gratificante, porque o produtor pode ver dia a dia as plantas crescerem e o trabalho é muito confortável, dentro de um ambiente limpo, que é uma casa de vegetação. Os tratos culturais são muito mais fáceis, poucas horas de trabalho por dia são necessárias para que se mantenha um grande número de plantas Essas horas podem ser escolhidas, de preferência os horários mais frescos, pela manhã ou à tardinha, de modo que o trabalho fica bem mais agradável que o do cultivo convencional. O cultivo hidropônico tem muito a oferecer para o produtor, mas quem deseja trabalhar comercialmente com hidroponia deve conhecer com como funciona o sistema.


Execução do evento: EMPAER/MT, SEDER  e Hidropônicos Leverger
Informações: com NESVALDO BENTO
                                Email: nesvaldo_empaer@yahoo.com.br
                                Cel.: (65) 9951-8954

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga o blog