"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, todos vão entender que dinheiro não se come". ( VALDOMIRO MAICÁ)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Embrapa lança site sobre ciência para público infanto-juvenil

Entre os dias 4 e 8 de abril de 2011, crianças e jovens de todo o Brasil vão conhecer mais uma estratégia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para levar conhecimento científico à sociedade, de um jeito diferente, divertido e interativo. Com a participação das 46 unidades de pesquisa da empresa espalhadas pelo País, será lançado o site Contando Ciência na Web, uma ferramenta especial destinada a alimentar a curiosidade e oferecer as mesmas informações tecnológicas, por meio de uma linguagem adaptada a públicos mais jovens, porém não menos exigentes.

Durante toda a primeira semana de abril, mês em que também é comemorado o aniversário de 38 anos da Embrapa, cada unidade vai promover atividades motivadas pelo conteúdo do site, com turmas de estudantes e professores de escolas públicas, particulares e instituições de ensino especial, buscando garantir a mesma oportunidade de acesso ao conhecimento para pessoas portadoras de deficiências, graças a recursos adaptados às suas necessidades. Duas unidades da Embrapa localizadas em Campinas - Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Monitoramento por Satélite - programaram atividades para esta semana envolvendo escolas da rede pública da cidade. Além de apresentar o site Contando Ciência na Web, o público terá a oportunidade de interagir com especialistas das áreas de genética e de monitoramento por satélite.

GENOMA

A Embrapa Informática Agropecuária vai abordar a genômica, um campo da ciência que analisa e compara o genoma (material genético de um organismo) completo dos organismos ou de um grande número de genes, de forma simultânea. O pesquisador Felipe Rodrigues da Silva, doutor em genética e biologia molecular, vai contar porque essa ciência é importante e falar sobre pesquisas que a Embrapa desenvolve para entender melhor como os genes e a informação genética estão organizados dentro do genoma.

A palestra Vida: o DNA da Embrapa vai dar uma visão geral das atividades que a empresa realiza, destacando o fato de que muitas delas envolvem seres vivos. "Vou explicar como o ácido desoxirribonucleico ou DNA carrega a informação para fazer os seres vivos e como a gente pode entender algumas características dele a partir desse estudo", diz o pesquisador.

A ideia também é mostrar um pouco das pesquisas com bioinformática feitas na unidade e como elas ajudam no desenvolvimento da agricultura brasileira. A conversa será em 8 de abril, às 14 horas, com os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto, localizada no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo.

IMAGENS DE SATÉLITE NA ESCOLA

A Embrapa Monitoramento por Satélite vai fazer uma sessão especial com professores da rede municipal de Campinas (SP) para apresentação do site Contando Ciência na Web. Eles estarão reunidos hoje (06/04/11), durante workshop do projeto GEOAtlas, do qual fazem parte. Estarão reunidos 20 professores de 5ª a 8ª séries de escolas da rede municipal, ligados ao Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, além de pesquisadores da Embrapa.

O evento contará ainda com a presença da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), especializada na área de educação, Teresa Gallotti Florenzano. Os professores vão aprender a interagir com o site e com as funcionalidades disponíveis para o público infanto-juvenil. O projeto da Embrapa do qual fazem parte os 20 professores, GEOAtlas, prevê a elaboração de um Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas que deverá estar disponível no site Contando Ciência na Web.

Outras publicações e conteúdos gerados pela Unidade, porém, já se encontram no site, como o livro paradidático elaborado em conjunto com professores e estudantes de uma escola estadual da cidade, intitulado Outros Olhares de Campinas: Imagens de Satélite na Escola. A obra está disponível em versão digital (e-book), utiliza um personagem infantil como guia, o Zequinha, e é recheado de ilustrações e jogos.

De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora Cristina Criscuolo, na educação existe um grande potencial, não muito explorado, do uso das geotecnologias. A ideia, com essas iniciativas, é fomentar a observação e a análise a partir de uma escala local, abordando temas relacionados ao bairro, ao município ou à região mais próxima onde o aluno estuda ou habita.

INFORMAÇÃO E LAZER

O site oferece informação e divertimento em linguagem fácil e visual colorido e atraente. Personagens representando a diversidade do povo brasileiro foram criados para conduzir os internautas pelos caminhos da ciência, favorecendo a interatividade dos pequenos usuários com os pesquisadores da Embrapa. A navegação flui por meio de dez modalidades de jogos, cinco e-books, glossário, bloguinho, informações sobre as unidades da Embrapa, uma versão especial do programa de rádio Prosa Rural e muito mais conteúdos elaborados para entreter e, claro, ajudar nas pesquisas escolares e nos momentos de lazer da turma.

Na seção Brinque com ciência, que oferece jogos, quebra-cabeça e caça-palavras sobre os mais diversos temas, a Embrapa Informática Agropecuária criou um desafio para as crianças visando despertar o interesse pelo campo e mostrar a importância do sol, da água e do controle biológico. No jogo Você sabe cuidar de uma plantinha?, desenvolvido pelo analista Edgar Henrique dos Santos, o internauta precisa dar luz, calor e água suficientes, além de afastar a praga que insiste em devorar uma planta que está florescendo.

Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), o projeto reuniu uma equipe multidisciplinar de profissionais que esteve envolvida durante cerca de dois anos, testando as melhores formas de organização das informações, sem se descuidar de características consideradas fundamentais em sites infanto-juvenis. Além disso, as próprias crianças tiveram a oportunidade de opinar e sugerir melhorias no conteúdo.

O site Contando Ciência na Web está disponível no endereço www.embrapa.br/contandociencia.

SERVIÇO

Embrapa Monitoramento por Satélite
Endereço: Av. Soldado Passarinho, 303 – Jardim Chapadão
(Dentro da Fazenda da 11ª Brigada do Exército.
Data: 06 de abril de 2011
Horário: 9 horas
Telefone: (19) 3211-6200 - Ramal 6214
E-mail: graziella@cnpm.embrapa.br

Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto
Endereço: campus da Unicamp - Barão Geraldo
Data: 08 de abril de 2011
Horário: 14 horas
Telefone: (19) 3211-5747
E-mail: nadir@cnptia.embrapa.br

FONTES

Embrapa Informática Agropecuária
Nadir Rodrigues - Jornalista
Telefone: (19) 3211-5747

Embrapa Monitoramento por Satélite
Graziella Galinari - Jornalista
Telefone: (19) 3211-6200 - Ramal 6214

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga o blog